sexta-feira, 1 de julho de 2011

Projeto das Mantas

Como havíamos prometido aqui estamos postando sobre o nosso projeto das mantas.

Começamos fermentando uma idéia em dezembro de 2008, de confeccionar uma manta feita em conjunto, que seria sorteada entre as participantes do grupo.
A idéia veio a agraciar dois objetivos maiores, que era fazer um trabalho em equipe (desde a elaboração até a confecção) e que cada uma, após um tempo (tempo este indefinido devido ao número de participantes crescer a cada dia e a dificuldade em fazer as mantas rapidamente) ficar com uma manta, com um pedacinho de cada componente do Grupo.
A idéia foi bem aceita, então mãos a obra.
Após várias definições começamos a 1ª manta.
No dia marcado cada uma levou tecidos nas cores estabelecidas anteriormente, cortamos os quadros do tamanho planejado para uma manta de 1,5x1,5m e entregamos os riscos para a aplicação, que seria feita em casa. O motivo escolhido foi de corações, com diferentes tamanhos e formas e em diferentes tons na cor azul.
No encontro seguinte juntamos tudo e fomos para a máquina. Com todo mundo trabalhando logo ficou pronta nossa 1ª confecção (para nossos olhos ficou linda, isso que nem quiltada foi).

A sorteada para ficar com esta manta foi a Marli.


A forma de fazer foi eficiente então mantivemos para as futuras mantas. Daí para as próximas foi um pulo...
A 2ª foi com aplicação no motivo de casinha de passarinhos e a cor foi variações de verde.

A sorteada foi a Cláudia.

A 3ª foi com aplicação de folhas e a cor uma variação de marrom e foi a primeira a ser quiltada, achamos um luxo, deu outro efeito e qualidade.

A sorteada foi a Ilda.

A 4ª foi direcionada para uma integrante especial, D. Maria, matriarca, sogra e amiga de todas. O motivo foram fotos dos filhos com suas familias, já que ela tem 11 filhos então foi fácil conseguir material suficiente para montar uma manta. A cor escolhida foi variações de amarelo queimado. Nesta manta usamos o recurso da impressão em tecido.

Manta feita para D. Maria.

A 5ª foi feita com uma técnica nova para o Grupo, fundation de tulipas na cor azul claro. A atividade foi muito boa, pois aprendemos algo novo.

A sorteada foi a Leila.

Na 6ª houveram aplicação de flores e utilizamos variações de vermelho. Na 5ª e 6ª acrescentamos um mimo, acompanhando a manta, uma almofada do mesmo motivo.

A sorteada foi a Helena.

A 7 ª está em processo de confecção e já tivemos uma surpresa, a escolha foi log cabin nas cores preto com branco, como foi uma técnica nova tivemos algumas dificuldades. Pois com cada uma fazendo alguns blocos, nem todos ficaram do mesmo tamanho. Então a solução encontrada foi montar duas mantas, montando os blocos de maneiras diferentes e criando assim dois padrões. Saindo assim a 8ª manta.
A 7ª manta.


A 8ª manta.

A 9ª também em andamento é com aplicação e bordado nas cores lilás e verde.


Puxa já estamos na 9ª e ainda faltam quatro. Mas não nos assustamos com isto, tudo vai dar certo e o bom é que vamos melhorando a cada manta nova e aprendendo muito mais. As idéias vão surgindo com mais facilidade e todas participam e procuram fazer cada vez melhor, mas mantendo suas características.

No início de 2010 confeccionamos nossa etiqueta que é colocada no verso da manta com suas características e a assinatura de todas que participaram do trabalho.


Ao final de cada manta ficamos sempre na expectativa de como será a próxima e quem será a felizarda.
Este é mais um pouquinho do nosso Grupo.

" As idéias e estratégias são importantes, mas o verdadeiro desafio é a sua execução".
Percy Barnevick

9 comentários:

Márcia C. disse...

Adoro participar desta atividade no Grupo, acho que é um momento de criação e execução de um projeto em conjunto.
As idéias vão surgindo e tomando forma ficando no final um trabalho lindo.
Gosto da forma do sorteio, cada uma vai tirando um nome e o ultimo nome que ficar é a ganhadora. Da uma expectativa bem legal, fora a brincadeira de quem eliminou quem.
Obrigado por mais esta experiência.

Bjos.

Márcia C.

Claudia disse...

E eu, que fico na expectativa de uma nova rodada.
Porque assim como o Grupo as mantas tem sua evolução, na técnica, no acabamento e porque não dizer no carinho que todas dispensamos no trabalho.
Adoro minha manta, mas cada uma que fazemos fica mais bonita, diferente.
Eu quero outra!! snifff

Bjs

artes_romao disse...

olá,td bem?
tive conhecimento através da nossa Amiga Cidinha deste cantinho maravilhoso.
tenho que vos felicitar pelas vossas maravilhosas criações,parabéns.
bom fdsemana,fiquem bem.
jinhos***

Angel disse...

Eu acho o máximo a dedicação de todas na confecção das mantas... e o carinho dispensado então? Estou na expectativa de que chegue a minha vez logo... afinal quem não gostaria de ganhar um trabalho assim.
Enfim, só posso parabenizar a todas pelo trabalho.
Beijocas,
Angel

Mari disse...

Meninas,

que BELOS trabalhos!!! Aliás, tudo... os trabalhos, as cores, a idéia, o trabalho em equipe.
EU AMEI!!!
Vcs, como sempre, estào de parabéns!!!
Bjs carinhosos,
Mari

Elisa disse...

Tudo muito lindo!

Parabéns!
BJks

Teresa Aparecida de Aquino Soranso disse...

Olá, meninas, que coisa linda! Adorei cores, figuras, colchas, a amizade do grupo, a partilha. Tudo lindo! Que continuem fazendo muitas mantas por essa vida afora! Bjs e que Deus abençoe esse trabalho em grupo com muita alegria.

Marcia Dreyer disse...

Os encontros são únicos, recheados de novidades, carinho, dicas e é claro... guloseimas !

Silvana Vituriano disse...

É um trabalho muito lindo!
Todas estão de parabéns!